A preocupação com a segurança dos dados pessoais é uma constante na LPD. Para tanto, reforçamos a todos os nossos clientes, colaboradores e fornecedores o respeito aos direitos de todos, a transparência na operações, preservando a privacidade, igualdade de direitos e a diversidade, sem nenhum tipo de discriminação e proteção de dados.
Esse compromisso é o que garante uma base sólida e confiança mútua nos negócios. Leia nossa Política de Privacidade, na qual constam informações sobre como nós tratamos os dados pessoais.
Encarregado de Proteção de Dados (DPO): Maico Albonico
e-mail de contato: contato@lpdimportexport.com.br
Política de Privacidade de Dados Pessoais e Sensíveis
A presente Política de Privacidade de Dados Pessoais e Sensíveis contém informações a respeito
do modo como realizamos os tratamentos de dados pessoais e sensíveis, de forma automatizada ou não, considerando os dados pessoais dos titulares que se relacionam com nossa empresa. Seu
objetivo é esclarecer os interessados sobre os tipos de tratamento de dados realizados, dos motivos e da forma como estes dados poderão ser atualizados, gerenciados ou até mesmo eliminados.
Foram considerados os requisitos da Lei Federal n. 13.709/2018 – Lei de Proteção de Dados Pessoais – LGPD e poderá ser atualizada em decorrência de atualização normativa interna ou
externa à Organização.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER ESSE AVISO?
Dados Pessoais são todas as informações que permitem a sua identificação de forma direta ou que tenham o potencial de o tornar identificável. Como por exemplo, seu nome, CPF, e-mail, profissão, dentre outras.
Encarregado é a pessoa do nosso time responsável por cuidar da sua privacidade aqui na LPD.
Se você tiver qualquer dúvida sobre como os seus dados são tratados por nós, é ele quem vai te ajudar.
Tratamento de Dados Pessoais significa qualquer operação, como a coleta, utilização, acesso, reprodução, compartilhamento, armazenamento, eliminação, realizada com Dados Pessoais.
Toda vez que houver menção aos termos “LPD”, “nós” ou “nossos”, estamos nos referindo à LPD; de igual modo, toda vez que houver menção aos termos “você, “seu” ou “sua”, estamos nos referindo a você, Titular.
1) Como são atendidos os direitos do titular de dados pessoaisCom a vigência da Lei Geral de Proteção a Dados (LGPD), nosso site (https://lpdimportexport.com.br/) conta com uma seção exclusiva de Privacidade de dados. *Ao utilizar o site da Organização, espera-se que o usuário tenha no mínimo 18 (dezoito) anos de idade e que esteja em sua capacidade plena para entender o uso e para interagir com o site. Caso contrário faz-se necessário o acompanhamento do pai ou da mãe ou de um representante legal.
Nela você poderá encaminhar, por e-mail ao encarregado de proteção a dados pessoais, qual tipode solicitação deseja fazer para a Organização, a respeito dos possíveis tratamentos que possamos ter feito ou estarmos fazendo com seus dados, dentro de nosso relacionamento ou por necessidade própria, podendo nos questionar, se aplicável: o Se existe tratamento de seus dados pessoais/sensíveis, se sim, quais tratamentos realizamos o Solicitar correções de seus dados pessoais/sensíveis
o Solicitar a eliminação de seus dados pessoais/sensíveis o Solicitar o bloqueio de consentimento ou tratamento de dados pessoais/sensíveis o Solicitar a revogação do consentimento o Solicitar uma cópia de seus dados pessoais/sensíveis o Apresentar reclamações ou dúvidas sobre o tratamento de dados realizado o Solicitar que tipo de proteções aplicamos em nossos processos relacionados a tratamento de dado pessoais.
Caso a solicitação de informações sobre tratamento de dados pessoais/sensíveis seja de crianças ou adolescentes, recomendamos firmemente que seja feita pelo pai, mãe ou representante legal desta, devendo se identificar como tal no momento do envio da primeira solicitação. Os dados serão coletados apenas para a finalidade declarada e não poderão receber outro tipo de tratamento além dos que atendem esta finalidade e atendendo o princípio da minimização dos dados ou conforme condições estabelecidas pela Organização. Os dados coletados serão tratados de forma segura, protegidos contra acessos não autorizados e protegidos contra sua perda, destruição ou dano acidental. Serão adotadas medidas de proteção e prevenção adequadas e estabelecidas na Organização para garantir sua Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade.
Os sites utilizam certificado SSL (Secure Socket Layer) que garante que os dados pessoais sejam transmitidos de forma segura e confidencial, de maneira que a transmissão dos dados entre o servidor e o usuário ocorra de forma criptografada.
1.1) Quais dados pessoais podem ser solicitados/coletados?
Contratação de novos colaboradores
Nós, além de divulgarmos as nossas vagas, também recebemos currículos de indicações de nossos colaboradores, além dos currículos eventualmente deixados presencialmente em nossa sede. Nessas situações, nós iremos tratar seus Dados Pessoais para verificarmos as suas competências, currículo e atendimento aos requisitos específicos da vaga para a qual você se aplicou. Além disso, também iremos tratar seus Dados Pessoais para lhe enviar a carta oferta, nos casos nos quais desejarmos que você se torne um colaborador da LPD.
Para essas atividades, os seguintes Dados Pessoais podem ser tratados: Nome Completo, RG, CPF, Nacionalidade, tipo de CNH, Endereço, CEP, Cidade, E-mail,
Telefone, Telefone Celular, Formação, Histórico Escolar/Acadêmico, Idiomas,
Qualificações e Certificações, Estado Civil, Data de Nascimento, Idade, Cargo,
Empresa/Entidade/Organização, Expectativa Salarial, Remuneração, Data de
Contratação, Endereço Profissional, Jornada de Trabalho e Foto.
Relações Comerciais – Clientes
Nós tratamos seus Dados Pessoais, enquanto cliente, para que seja possível viabilizarmos a relação comercial originada pelo contrato firmado com você, sua empresa, ou a empresa que você representa.
Para isso, podemos coletar e tratar os seguintes dados : Assinatura, Nome Completo, RG, CPF, Carteira de Motorista, Endereço, CEP, Cidade, Estado, País, Endereço Anterior, Email, Telefone, Telefone Celular, Histórico de Crédito, Dados Bancários (Banco, Agência e Número da conta), Dados de Cartão de Crédito, Declaração de IRPF, Extrato Bancário, Remuneração, Histórico de Pagamentos, Score de Crédito, Idade, E-mail Profissional, Empresa/Entidade/Organização, Endereço Profissional, Identificação Profissional, Profissão, Hábitos de Consumo, Histórico de Reclamações. Esses dados são utilizados para as seguintes finalidades:
1. Dar andamento em devoluções/trocas e averiguar reclamações de produtos e
serviços;
2. Criar um cadastro em nossos sistemas com suas informações, facilitando e
agilizando nosso relacionamento;
3. Efetuar os reembolsos ou estornos, por pagamento antecipado e compra não
realizada, por devolução de valor referente material devolvido, ou por problema
na venda efetuada;
4. Identificar e entregar as mercadorias adquiridas, mantendo você informado do
status da entrega;
5. Realizar a análise de crédito, para garantir o recebimento das vendas a prazo com objetivo de proteção ao crédito;
6. Manter atualizados seus dados cadastrais em nossos sistemas;
7. Executar o contrato que você firmou conosco;
8. Manter o contato com você, prestando suporte e oferecendo nossos serviços conforme seu histórico de uso;
9. Realizar a cobrança de eventuais valores em aberto (vencidos) e não pagos; e
10. Verificar a existência e regularidade da empresa-cliente, para prosseguir com a venda dos produtos desejados.
Relações Comerciais – Fornecedores, Prestadores de Serviços e Parceiros
Nós podemos tratar seus Dados Pessoais para que seja possível viabilizarmos a relação comercial originada pelo contrato firmado com você, sua empresa, ou a empresa que você representa.
Para isso, podemos coletar os seguintes dados : Assinatura, CNPJ, Nome Completo, RG, CPF, Carteira de Motorista, Nacionalidade, Filiação, Data de Nascimento, Idade, Endereço, Estado, País, E-mail, Telefone, Telefone Celular, Usuário em Aplicativo de Mensagens, Cargo, Empresa/Entidade/Organização, Endereço Profissional, E-mail profissional, Dados de Treinamentos, Despesas Profissionais, Dados Bancários (Banco, Agência e Número da Conta), Extrato Bancário, Histórico de Crédito, Dados de Veículo, Histórico de Multas de Trânsito, e Perfil em Rede Social. Esses dados são utilizados para as seguintes finalidades:
11. Fazer uma avaliação minuciosa de nossos parceiros e fornecedores;
12. Firmar contratos e executá-los em sua integralidade, bem como outros adendos
contratuais, como NDAs, termos de cessão, termos aditivos e termos de encerramento;
13. Prospectar, renovar ou sub-rogar contratos de parceiros;
14. Cadastrar parceiros em nossos sistemas de gestão e seus principais pontos de
contato;
15. Efetuar o pagamento pelos serviços tomados e pelos produtos adquiridos;
16. Realizar um acompanhamento do serviço contratado/prestado durante o contrato vigente, inclusive mediante elaboração de atas de reunião para acompanhamento
posterior e monitoramento de desempenho;
17. Gerir os contratos assinados vigentes;
18. Manter um canal de contato ativo com os fornecedores, prestadores de serviços
e parceiros, inclusive para fins de convite para eventos e campanhas de incentivo
da LPD; e
19. Permitir auditorias internas.
2) Dados pessoais e respectivas finalidades do tratamento Hoje a coleta e tratamento de dados pessoais, de não colaboradores da Organização, ocorre principalmente através de:
• Curriculum Vitae de candidatos, através de nossas recepções ou equivalentes;
• Através dos acessos às dependências das Empresas da Organização de motoristas,
prestadores de serviço e visitantes, para execução de atividades contratadas pelas
Empresa, seus clientes ou fornecedores.
• Através da Área Comercial obtendo dados de clientes e fornecedores na prestação de
serviços de armazenagem/depósito de produtos, venda e/ou exportação de produtos.
3) Base jurídica do tratamento
• Os dados de colaboradores estão amparados por uma base legal relacionada ao estabelecimento de contratos de trabalho.
• Os dados de cônjuges, filhos e dependentes de colaboradores estarão amparados por Termos de Consentimento.
• Os dados de candidatos a vagas de trabalho estarão amparados pela base legal de Termos de Consentimento.
• Os dados coletados e tratados pela área comercial estão amparados pela base legal de contrato.
• Os dados coletados de motoristas, visitantes e prestadores de serviços estão amparados pela prestação do serviço.
4) Prazo de retenção dos dados pessoais
Reteremos seus dados pessoais pelo tempo que for necessário para cumprir a finalidade para a qual foram coletados, a menos que um período de retenção mais longo seja necessário para cumprir obrigações legais, resguardar nossos direitos ou cumprir acordos judiciais/extrajudiciais.
Para determinar o período de retenção de seus dados pessoais, nos baseamos nos seguintes critérios:
1. Se temos uma obrigação legal, contratual ou outra de reter dados pessoais, ou se são
necessários para fins de investigação ou litígio;
2. Se são necessários para manter registros comerciais e financeiros precisos.
5) Compartilhamento dos dados com terceiros e qual a finalidadeNós podemos compartilhar os seus Dados Pessoais quando necessário para atingir a finalidade
para a qual os dados foram coletados ou quando existir uma obrigação para realizar o compartilhamento. Essa transferência pode ocorrer entre empresas do mesmo grupo econômico, com consultorias, escritórios jurídicos externos, empresas fornecedoras e de suporte aos sistemas
da LPD, órgãos públicos (como Receita Federal do Brasil), Poder Judiciário, parceiros de negócio, empresas de transporte, fornecedores, instituições de pagamento e instituições financeiras.
Para resguardar a sua privacidade, nos utilizamos de instrumentos contratuais para assegurar que os terceiros que recebam os seus Dados Pessoais em nosso nome confiram a eles a mesma
proteção que nós.
Eventualmente, por sermos uma organização global, é possível que haja transferência dos seus Dados Pessoais para fora do Brasil, para que as empresas do nosso grupo em outros países nos
auxiliem a conduzir nossos negócios, ou para fornecedores e parceiros comerciais localizados no exterior.
Nestes casos, nos certificaremos de que essa transferência ocorra apenas para os países que possuem um grau de segurança similar ao previsto pela legislação brasileira, ou quando a Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais assim autorizar.
6) Transferência internacional e qual a finalidade
A Organização pode compartilhar dados pessoais e de propriedades de fornecedores para o processo de exportação ou importação, assegura-se o equivalente ao Termo de Consentimento de tratamento e transferência internacional de dados.
7) Tratamento por legítimo interesse
A Organização priorizará o tratamento de dados pessoais através de bases legais como necessário para a execução de contratos ou ainda para o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias. O tratamento de dados pessoais ocorrerá para atender aos interesses legítimos da
empresa somente em casos residuais e quando for realmente necessário para alcançar determinada finalidade, respeitando-se sempre os direitos dos titulares envolvidos no tratamento.
8) Envio de e-mail marketing e como remover o consentimento, quando autorizado inicialmente pelo titular
A Organização poderá utilizar de recursos de e-mail marketing para atividades ligadas a produtos, nas situações retenção de clientes e recuperação de ex-clientes. A prospecção de clientes pode
se dar através da utilização de dados decorrentes de cadastros incompletos, onde espera-se obter ou restabelecer um relacionamento comercial, que servirá de base legal para o tratamento de dados.
A remoção dos dados pessoais das bases de dados de entregas domiciliares é realizada dentro do próprio site, estando garantida a manutenção de informações fiscais, contábeis, tributárias, entre outras, decorrentes do relacionamento comercial estabelecido, com tempo de retenção
correspondente ao normativo fiscal/contábil/tributário.
9) Proteção de dados pessoais.
A Organização possui uma Política de Segurança da Informação, onde constam de forma geral, os mecanismos e proteções adotados para proteger as informações e ativos da instituição. Nossos colaboradores têm sua adesão registrada e devem segui-la em suas atividades do dia a dia.Processos e práticas de segurança física e lógica, criptografia, gestão e segregação de acessos
a recursos e sistemas, controle de usuários e senhas, classificação da informação, entre outros, foram adotados como mecanismos de governança e proteção à privacidade e proteção a dados.
Este material/documentação está à disposição da instituição, sendo de conhecimento de seus colaboradores e em linhas gerais por seus prestadores de serviço, direcionando as ações de todos
em manter um alto nível de comprometimento, através de treinamentos, campanhas de conscientização e eventos internos e externos.
Nossos fornecedores e prestadores de serviço, relacionados a tratamento de dados pessoais/sensíveis, através da formalização em seus contratos, possuem cláusulas específicas sobre Confidencialidade, Sigilo e Não Divulgação de informações, sejam relacionadas à prestação de serviços ou às informações que tem acesso.
Nossas bases de dados estão armazenadas localmente ou na nuvem, conforme necessidade do processo de negócio correspondente. Protegidas por mecanismos e métodos de segurança,
conforme acordos de serviços estabelecidos e dentro do citado nos parágrafos anteriores, devidamente de acordo com a legislação de dados vigente.
Reconhecemos que não há garantias totais que informações não poderão ser indevidamente acessadas, indevidamente divulgadas, indevidamente alteradas ou eventualmente destruídas, seja por falhas ou agentes internos/externos, porém possuímos mecanismos de monitoramento
contra ataques cibernéticos, processos de recuperação de informações, processo de Gestão de Incidentes de Segurança e Processo de Gestão de Incidentes de Vazamento de Informações, este
sob responsabilidade do Encarregado de Proteção a Dados.
10) O que deve estar disponível ao titular dos dados, antes do início do tratamento do dado pessoal dele, permitindo, quando aplicável, que ele avalie os termos do site ou serviço
Esta política, estará disponível para consulta na mesma página de identificação do Encarregado de Proteção de Dados da Organização. Caso tenha dificuldade de entendê-la, ou algum termo tenha ficado sem explicação, entre em contato com nosso Encarregado, direcione suas dúvidas
ou reclamações através de nosso site, seção Privacidade de dados, que será atendido dentro do prazo estipulado pela ANPD.
Esta política foi elaborada em maio de 2023Com a vigência da Lei Geral de Proteção a Dados (LGPD), nosso site
(https://lpdimportexport.com.br/) conta com uma seção exclusiva de Privacidade de dados. *Ao utilizar o site da Organização, espera-se que o usuário tenha no mínimo 18 (dezoito) anos de idade
e que esteja em sua capacidade plena para entender o uso e para interagir com o site. Casocontrário faz-se necessário o acompanhamento do pai ou da mãe ou de um representante legal.
Nela você poderá encaminhar, por e-mail ao encarregado de proteção a dados pessoais, qual tipo de solicitação deseja fazer para a Organização, a respeito dos possíveis tratamentos que possamos ter feito ou estarmos fazendo com seus dados, dentro de nosso relacionamento ou por
necessidade própria, podendo nos questionar, se aplicável:
o Se existe tratamento de seus dados pessoais/sensíveis, se sim, quais tratamentos realizamos
o Solicitar correções de seus dados pessoais/sensíveis o Solicitar a eliminação de seus dados pessoais/sensíveis
o Solicitar o bloqueio de consentimento ou tratamento de dados pessoais/sensíveis
o Solicitar a revogação do consentimento
o Solicitar uma cópia de seus dados pessoais/sensíveis
o Apresentar reclamações ou dúvidas sobre o tratamento de dados realizado
o Solicitar que tipo de proteções aplicamos em nossos processos relacionados a
tratamento de dado pessoais.
Caso a solicitação de informações sobre tratamento de dados pessoais/sensíveis seja de crianças ou adolescentes, recomendamos firmemente que seja feita pelo pai, mãe ou representante legal
desta, devendo se identificar como tal no momento do envio da primeira solicitação. Os dados serão coletados apenas para a finalidade declarada e não poderão receber outro tipo de tratamento além dos que atendem esta finalidade e atendendo o princípio da minimização dos dados ou conforme condições estabelecidas pela Organização. Os dados coletados serão tratados de forma segura, protegidos contra acessos não autorizados e protegidos contra sua perda, destruição ou dano acidental. Serão adotadas medidas de proteção e prevenção adequadas e estabelecidas na Organização para garantir sua Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade.
Os sites utilizam certificado SSL (Secure Socket Layer) que garante que os dados pessoais sejam transmitidos de forma segura e confidencial, de maneira que a transmissão dos dados entre o servidor e o usuário ocorra de forma criptografada.
1.1) Quais dados pessoais podem ser solicitados/coletados?
Contratação de novos colaboradores
Nós, além de divulgarmos as nossas vagas, também recebemos currículos de indicações de nossos colaboradores, além dos currículos eventualmente deixados presencialmente em nossa sede. Nessas situações, nós iremos tratar seus Dados Pessoais para verificarmos as suas competências, currículo e atendimento aos requisitos específicos da vaga para a qual você se aplicou. Além disso, também iremos tratar seus Dados Pessoais para lhe enviar a carta oferta, nos casos nos quais desejarmos que você se torne um colaborador da LPD.
Para essas atividades, os seguintes Dados Pessoais podem ser tratados: Nome Completo, RG, CPF, Nacionalidade, tipo de CNH, Endereço, CEP, Cidade, E-mail, Telefone, Telefone Celular, Formação, Histórico Escolar/Acadêmico, Idiomas,
Qualificações e Certificações, Estado Civil, Data de Nascimento, Idade, Cargo, Empresa/Entidade/Organização, Expectativa Salarial, Remuneração, Data de Contratação, Endereço Profissional, Jornada de Trabalho e Foto.Relações Comerciais – Clientes
Nós tratamos seus Dados Pessoais, enquanto cliente, para que seja possível viabilizarmos a relação comercial originada pelo contrato firmado com você, sua empresa, ou a empresa que você representa.
Para isso, podemos coletar e tratar os seguintes dados : Assinatura, Nome Completo, RG, CPF, Carteira de Motorista, Endereço, CEP, Cidade, Estado, País, Endereço Anterior, Email, Telefone, Telefone Celular, Histórico de Crédito, Dados Bancários (Banco, Agência e Número da conta), Dados de Cartão de Crédito, Declaração de IRPF, Extrato Bancário, Remuneração, Histórico de Pagamentos, Score de Crédito, Idade, E-mail Profissional, Empresa/Entidade/Organização, Endereço Profissional, Identificação Profissional, Profissão, Hábitos de Consumo, Histórico de Reclamações. Esses dados são utilizados para as seguintes finalidades:
1. Dar andamento em devoluções/trocas e averiguar reclamações de produtos e serviços;
2. Criar um cadastro em nossos sistemas com suas informações, facilitando e agilizando nosso relacionamento;
3. Efetuar os reembolsos ou estornos, por pagamento antecipado e compra não realizada, por devolução de valor referente material devolvido, ou por problema na venda efetuada;
4. Identificar e entregar as mercadorias adquiridas, mantendo você informado do status da entrega;
5. Realizar a análise de crédito, para garantir o recebimento das vendas a prazo com objetivo de proteção ao crédito;
6. Manter atualizados seus dados cadastrais em nossos sistemas;
7. Executar o contrato que você firmou conosco;
8. Manter o contato com você, prestando suporte e oferecendo nossos serviços conforme seu histórico de uso;
9. Realizar a cobrança de eventuais valores em aberto (vencidos) e não pagos; e
10. Verificar a existência e regularidade da empresa-cliente, para prosseguir com a
venda dos produtos desejados.
Relações Comerciais – Fornecedores, Prestadores de Serviços e Parceiros
Nós podemos tratar seus Dados Pessoais para que seja possível viabilizarmos a relação comercial originada pelo contrato firmado com você, sua empresa, ou a empresa que você representa.
Para isso, podemos coletar os seguintes dados : Assinatura, CNPJ, Nome Completo, RG, CPF, Carteira de Motorista, Nacionalidade, Filiação, Data de Nascimento, Idade, Endereço, Estado, País, E-mail, Telefone, Telefone Celular, Usuário em Aplicativo de Mensagens, Cargo, Empresa/Entidade/Organização, Endereço Profissional, E-mail profissional, Dados de Treinamentos, Despesas Profissionais, Dados Bancários (Banco, Agência e Número da Conta), Extrato Bancário, Histórico de Crédito, Dados de Veículo, Histórico de Multas de Trânsito, e Perfil em Rede Social. Esses dados são utilizados para as seguintes finalidades:
11. Fazer uma avaliação minuciosa de nossos parceiros e fornecedores;
12. Firmar contratos e executá-los em sua integralidade, bem como outros adendos
contratuais, como NDAs, termos de cessão, termos aditivos e termos de encerramento;
13. Prospectar, renovar ou sub-rogar contratos de parceiros;
14. Cadastrar parceiros em nossos sistemas de gestão e seus principais pontos de
contato;
15. Efetuar o pagamento pelos serviços tomados e pelos produtos adquiridos;
16. Realizar um acompanhamento do serviço contratado/prestado durante o contrato
vigente, inclusive mediante elaboração de atas de reunião para acompanhamento
posterior e monitoramento de desempenho;
17. Gerir os contratos assinados vigentes;
18. Manter um canal de contato ativo com os fornecedores, prestadores de serviços
e parceiros, inclusive para fins de convite para eventos e campanhas de incentivo
da LPD; e
19. Permitir auditorias internas.
2) Dados pessoais e respectivas finalidades do tratamento
Hoje a coleta e tratamento de dados pessoais, de não colaboradores da Organização, ocorre principalmente através de:
• Curriculum Vitae de candidatos, através de nossas recepções ou equivalentes;
• Através dos acessos às dependências das Empresas da Organização de motoristas, prestadores de serviço e visitantes, para execução de atividades contratadas pelas Empresa, seus clientes ou fornecedores.
• Através da Área Comercial obtendo dados de clientes e fornecedores na prestação de serviços de armazenagem/depósito de produtos, venda e/ou exportação de produtos.
3) Base jurídica do tratamento
• Os dados de colaboradores estão amparados por uma base legal relacionada ao estabelecimento de contratos de trabalho.
• Os dados de cônjuges, filhos e dependentes de colaboradores estarão amparados por Termos de Consentimento.
• Os dados de candidatos a vagas de trabalho estarão amparados pela base legal de Termos de Consentimento.
• Os dados coletados e tratados pela área comercial estão amparados pela base legal de contrato.
• Os dados coletados de motoristas, visitantes e prestadores de serviços estão amparados pela prestação do serviço.
4) Prazo de retenção dos dados pessoais
Reteremos seus dados pessoais pelo tempo que for necessário para cumprir a finalidade para a
qual foram coletados, a menos que um período de retenção mais longo seja necessário para cumprir obrigações legais, resguardar nossos direitos ou cumprir acordos judiciais/extrajudiciais.
Para determinar o período de retenção de seus dados pessoais, nos baseamos nos seguintes critérios:
1. Se temos uma obrigação legal, contratual ou outra de reter dados pessoais, ou se são
necessários para fins de investigação ou litígio;
2. Se são necessários para manter registros comerciais e financeiros precisos.
5) Compartilhamento dos dados com terceiros e qual a finalidadeNós podemos compartilhar os seus Dados Pessoais quando necessário para atingir a finalidade para a qual os dados foram coletados ou quando existir uma obrigação para realizar o compartilhamento. Essa transferência pode ocorrer entre empresas do mesmo grupo econômico, com consultorias, escritórios jurídicos externos, empresas fornecedoras e de suporte aos sistemas da LPD, órgãos públicos (como Receita Federal do Brasil), Poder Judiciário, parceiros de negócio, empresas de transporte, fornecedores, instituições de pagamento e instituições financeiras.
Para resguardar a sua privacidade, nos utilizamos de instrumentos contratuais para assegurar que os terceiros que recebam os seus Dados Pessoais em nosso nome confiram a eles a mesma proteção que nós.
Eventualmente, por sermos uma organização global, é possível que haja transferência dos seus Dados Pessoais para fora do Brasil, para que as empresas do nosso grupo em outros países nos auxiliem a conduzir nossos negócios, ou para fornecedores e parceiros comerciais localizados no exterior.
Nestes casos, nos certificaremos de que essa transferência ocorra apenas para os países que possuem um grau de segurança similar ao previsto pela legislação brasileira, ou quando a Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais assim autorizar.
6) Transferência internacional e qual a finalidade A Organização pode compartilhar dados pessoais e de propriedades de fornecedores para o processo de exportação ou importação, assegura-se o equivalente ao Termo de Consentimento de tratamento e transferência internacional de dados.
7) Tratamento por legítimo interesse
A Organização priorizará o tratamento de dados pessoais através de bases legais como necessário para a execução de contratos ou ainda para o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias. O tratamento de dados pessoais ocorrerá para atender aos interesses legítimos da empresa somente em casos residuais e quando for realmente necessário para alcançar determinada finalidade, respeitando-se sempre os direitos dos titulares envolvidos no tratamento.
8) Envio de e-mail marketing e como remover o consentimento, quando autorizado inicialmente pelo titular
A Organização poderá utilizar de recursos de e-mail marketing para atividades ligadas a produtos, nas situações retenção de clientes e recuperação de ex-clientes. A prospecção de clientes pode se dar através da utilização de dados decorrentes de cadastros incompletos, onde espera-se obter ou restabelecer um relacionamento comercial, que servirá de base legal para o tratamento de dados.
A remoção dos dados pessoais das bases de dados de entregas domiciliares é realizada dentro do próprio site, estando garantida a manutenção de informações fiscais, contábeis, tributárias, entre outras, decorrentes do relacionamento comercial estabelecido, com tempo de retenção correspondente ao normativo fiscal/contábil/tributário.
9) Proteção de dados pessoais.
A Organização possui uma Política de Segurança da Informação, onde constam de forma geral, os mecanismos e proteções adotados para proteger as informações e ativos da instituição. Nossos colaboradores têm sua adesão registrada e devem segui-la em suas atividades do dia a dia.Processos e práticas de segurança física e lógica, criptografia, gestão e segregação de acessos a recursos e sistemas, controle de usuários e senhas, classificação da informação, entre outros, foram adotados como mecanismos de governança e proteção à privacidade e proteção a dados.
Este material/documentação está à disposição da instituição, sendo de conhecimento de seus colaboradores e em linhas gerais por seus prestadores de serviço, direcionando as ações de todos em manter um alto nível de comprometimento, através de treinamentos, campanhas de conscientização e eventos internos e externos.
Nossos fornecedores e prestadores de serviço, relacionados a tratamento de dados pessoais/sensíveis, através da formalização em seus contratos, possuem cláusulas específicas sobre Confidencialidade, Sigilo e Não Divulgação de informações, sejam relacionadas à prestação de serviços ou às informações que tem acesso.
Nossas bases de dados estão armazenadas localmente ou na nuvem, conforme necessidade do processo de negócio correspondente. Protegidas por mecanismos e métodos de segurança, conforme acordos de serviços estabelecidos e dentro do citado nos parágrafos anteriores, devidamente de acordo com a legislação de dados vigente.
Reconhecemos que não há garantias totais que informações não poderão ser indevidamente acessadas, indevidamente divulgadas, indevidamente alteradas ou eventualmente destruídas, seja por falhas ou agentes internos/externos, porém possuímos mecanismos de monitoramento contra ataques cibernéticos, processos de recuperação de informações, processo de Gestão de Incidentes de Segurança e Processo de Gestão de Incidentes de Vazamento de Informações, este sob responsabilidade do Encarregado de Proteção a Dados.
10) O que deve estar disponível ao titular dos dados, antes do início do tratamento do dado pessoal dele, permitindo, quando aplicável, que ele avalie os termos do site ou serviço Esta política, estará disponível para consulta na mesma página de identificação do Encarregado de Proteção de Dados da Organização. Caso tenha dificuldade de entendê-la, ou algum termo
tenha ficado sem explicação, entre em contato com nosso Encarregado, direcione suas dúvidas ou reclamações através de nosso site, seção Privacidade de dados, que será atendido dentro do prazo estipulado pela ANPD.
Esta política foi elaborada em maio de 2023